O Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (APHIS) propôs recentemente expandir as áreas de produção na Austrália a partir das quais frutas frescas podem ser enviadas para os Estados Unidos. Também propôs revisar as condições sob as quais os cítricos da Austrália podem ser enviados aos Estados Unidos.
Atualmente, o APHIS permite a entrada de frutas cítricas frescas da região de Riverina no distrito de New South Wales, da região de Riverland do sul da Austrália e da região de Sunraysia no distrito de Northwest Victoria com restrições. Segundo a proposta, o APHIS autorizaria três áreas adicionais da Austrália a exportar cítricos para os Estados Unidos: a região interior de Queensland, as regiões que compõem a Austrália Ocidental e os condados de Bourke e Narromine em New South Wales.
Os cientistas do APHIS prepararam uma avaliação de risco de pragas e um documento de avaliação de importação de commodities, que identifica as medidas fitossanitárias que podem ser aplicadas para garantir que frutas cítricas de novas áreas da Austrália possam ser importadas com segurança, sem aumentar o risco de introdução de pragas.